Código: | MPE10012 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ESTJI | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Maria de Fátima Pista Calado Mendes Ângela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Elvira Maria Tavares Lázaro dos Santos Filipe Manuel Carapeto Fialho Ilda Clara Almeida da Cruz Rodrigues José Abilio Baptista Antunes Gonçalves Sofia Gago da Silva Corrêa Figueira |
Português
Nesta Unidade Curricular pretende-se desenvolver as competências no sentido de uma abordagem integrada e holística dos fenómenos pedagógicos, procurando estabelecer relações e articulações com outros domínios do saber, outras experiências e respostas com relevância no campo da Pedagogia da Infância, ao mesmo tempo que compreendem e incorporam a função do educador de infância e a sua importância como pessoa capaz de corresponder às necessidades das crianças e às expectativas das famílias e da sociedade.
Assim pretende-se criar espaços de formação, em contexto de estágio e em situações de reflexão quer nas sessões de reflexão cooperada (estudante - educador(a) cooperante e estudante - educador(a) cooperante - docente que acompanha o estágio), quer nas sessões presenciais na ESE/IPS.
O Estágio em Jardim de Infância desenvolve-se em contexto educativo de jardim-de-infância porque se assume como fundamental para o exercício da profissão de um educador de infância o conhecimento das dinâmicas inerentes aos contextos de educação pré-escolar, bem como da apropriação do conhecimento do desenvolvimento infantil entre os três e os seis anos.
Pretende-se com esta UC criar espaços de aprofundamento da intervenção educativa em contextos de jardim-de-infância das diferentes redes de educação pré-escolar portuguesa, desvendando o sentido e o vivido pelas estudantes/estagiárias numa relação de cooperação com um(a) educador(a) de infância já experiente.
Proceda à leitura integral do programa que está na pasta de contéudos desta UC
|